quarta-feira, 27 de julho de 2016

O que você quer ouvir?



CASSANDRA – Verás – confirmo agora – a morte de Agamênon.
CORIFEU – Ah! Infeliz! ... Ou fala bem, ou cerra os lábios!
(Ésquilo in Agamênom, vv. 1246-1247)[1]

7 Disse, porém, Jeosafá: Não há aqui ainda algum profeta do Senhor, ao qual possamos consultar?
8 Então disse o rei de Israel a Jeosafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor - Micaías, filho de Inlá; porém eu o odeio, porque nunca profetiza o bem a meu respeito, mas somente o mal. Ao que disse Jeosafá: Não fale o rei assim.
(Bíblia in 1 Reis 22.7,8)[2]

Cassandra e Micaías, representados nas obras citadas (Agamênom, c. 458 a.C. e 1 Reis, c. 560-586 a.C.), são modelos para os dias de hoje. Quem desejará ouvir o profeta que só traz más notícias? Ora veja: conquanto um sujeito que só sabe trazer más notícias do céu e nada de graça não seja divinamente inspirado – vez que a má notícia é o oposto da boa notícia (Evangelho), não há dúvida que até Jesus falou de coisas difíceis, guerras, situações nada agradáveis para o povo. É preciso pôr amor (como condimento) às palavras duras, mas dizê-las. Por outro lado, não se quer nem mais isso. Não se busca mais. As pessoas gostam de palavras que a animem, que falem de coisas boas, de bom sucesso, vitória, vida abundante, riqueza, saúde, prosperidade...
Busca-se isso em todos os sentidos, não importa a cultura, a idade, a religião... a época é de gozos, satisfações...
– Ora, que profissão escolher? A que render mais dinheiro!
– Que programa de TV assistir? O que me faça rir.
– Com quem me casar? Homem: a mais bonita. Mulher: o mais rico.
E o conselho dos sábios, dos velhos, dos experientes? Nada disso. Busca-se o conselho que agrada aos ouvidos. Nada de arrependimentos.
Jesus disse: BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM. Olha isso! Chorar? Alguém deve ter traduzido errado isso aí. Mas está certo? Como serão consolados os que não choram? Como o Consolador consolará aquele que se acha forte o bastante, certo o bastante, seguro o bastante, que não se arrepende, não volta atrás, não se entrega.
Se você está caindo, meu amigo e minha amiga, solte-se de vez, pois Deus não levantará àquele que não caiu. Decida-se: Você está em cima ou embaixo?
Alguém está clamando, gritando aos quatro cantos, mas você não o ouviu.
E muito cuidado pois o maior inimigo de nossas almas, Satanás, tem um parceiro muito chegado a você, muito íntimo seu, VOCÊ MESMO. Livre-se já dessa parceria.
Um bom profeta, diferentemente de Cassandra, não diz só o que é RUIM, ele alerta para o erro, e por fim, diz:

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor.” (Atos 3.19)

Juízo!





[1] Κασάνδρα

Ἀγαμέμνονός σέ φημ᾽ ἐπόψεσθαι μόρον.

Χορός

εὔφημον,  τάλαινα, κοίμησον στόμα.

(Aeschylus, Agamemnon : Herbert Weir Smyth, Ph.D., Ed.)

....................................................................
[2] 1Ki 22:7  κα επεν Ιωσαφατ πρς βασιλέα Ισραηλ Οκ στιν δε προφήτης το κυρίου κα περωτήσομεν τν κύριον δι᾿ ατο;
1Ki 22:8  κα επεν βασιλες Ισραηλ πρς Ιωσαφατ τι στιν νρ ες το περωτσαι τν κύριον δι᾿ ατο, κα γ μεμίσηκα ατόν, τι ο λαλε περ μο καλά, λλ᾿ κακά, Μιχαιας υἱὸς Ιεμλα. κα επεν Ιωσαφατ βασιλες Ιουδα Μ λεγέτω βασιλες οτως. (LXX)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...