segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

A tortura acabou?




Sabiam que dados oficiais atuais dizem que 280 pessoas foram mortas no governo militar 1964-1985. Desses, não se sabe quantos foram torturados. Vamos estimar em 1/3 desses mortos. Dados do CNJ dão conta de 800 pessoas alegando terem sido torturadas no período 2010-2015. O que isso indica, à primeira vista? Que em 5 anos, houve 9 vezes mais torturados do que em 21 anos de governo militar. Os governos do PT torturam mais? Apoiaram a tortura?



Assim, houve 4 torturados por ano de governo militar contra 160 torturados por ano do período dado dos governos Lula. Foram 40 vezes mais. Por que a Veja, a Globo, a Istoé, ninguém diz isso?


Fiquei aborrecido quando recentemente, em entrevista, Cabrini, do SBT, pressionou Bolsonaro sobre o apoio a um "torturador" como o coronel Ustra. Ora, não havia tortura como ato oficial de governo, de repente os altos escalões nem sabiam ou sabendo, tinham a certeza de que os órgãos tinham seus próprios controles, como as forças armadas e as polícias, além de órgãos oficiais fora do Executivo. A gritante diferença de torturas no governo Lula nos leva a mesma pergunta indigesta: Lula mandou torturar? Sabia? Apoiou? Soube, mas nada fez? Por que A ou B dão apoio a Lula, ex-presidente de um governo torturador?

As fontes. 





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...